receita torta doce de iogurte
  • Base de Granola
  • 275 gr de granola
  • 70 gr de manteiga sem sal derretida
  • 20 gr de mel suave (flor de laranjeira)
  • #Recheio de Iogurte
  • 340 gr de iogurte desnatado sem sabor (02 potes com 170g/cada)
  • 340 gr de coalhada desnatada sem sabor (02 potes com 170g/cada)
  • 100 gr de chocolate branco derretido
  • 75 gr de mel suave (flor de laranjeira)
  • 25 ml de água
  • 6 gr de gelatina em pó incolor e sem sabor (2 colheres chá)
  • #Frutas e Calda
  • 700 gr de ameixa rosada/vermelha (06 unidades médias)
  • 02 kiwis
  • 01 maracujá azedo (120g de polpa)
  • 150 ml de água
  • 150 gr de açúcar cristal
Print Friendly and PDF

Torta Doce de Iogurte é uma deliciosa torta com frutas e uma calda incrível de maracujá, com certeza todos irão adorar esta delícia. Confira mais esta saborosa receita que a Ana Maria trouxe para você…

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE TORTA DOCE DE IOGURTE

Massa à base de Granola

  1. Aquecer o forno em 180ºC.
  2. Processar a granola o mais fino possível. Usando um processador conseguirá um resultado satisfatório. Não ficará igual ao pó quando se tritura bolacha. Ficando em pedaços menores é o suficiente, como uma farinha de cereais mais grossa.
  3. Com a granola já triturada acrescente o mel e a manteiga sem sal derretida. Misture muito bem para distribuir os ingredientes, deve ficar com aspecto de úmido.
  4. Distribua a farofa de granola numa fôrma retangular de 30x11x3cm de fundo removível, cobrindo a base e as laterais. Faça com cuidado aplicando pressão para a farofa ficar no lugar. Deixar uma camada bem uniforme por toda fôrma.
  5. Assar a 180ºC por 15-20 minutos, deve ficar ligeiramente dourada. Nesse tempo, a minha começou a cheirar “assado”. Dica: leve ao forno dentro de outro assadeira para evitar que manteiga escorra no forno.
  6. Retire do forno e deixar esfriar completamente antes de acrescentar o recheio.

Recheio de Iogurte

  1. Num recipiente de plástico ou vidro, coloque a água (25mL) e polvilhe a gelatina em pó. Reserve por 10 minutos para hidratar, então, leve ao micro-ondas por 10-15s (ou banho-maria, cuidado se for plástico) para dissolver. Deve estar líquida na hora de usar.
  2. Numa panela acrescente metade do iogurte (170g), metade da coalhada (170g) e o mel. Leve ao fogo baixo apenas para ficar morno, junte o chocolate branco derretido e misture bem.
  3. Na sequência, a gelatina dissolvida. Misturando bem. Desligue o fogo e acrescente o restante do iogurte e coalhada. Sempre mexendo. Passar numa peneira fina a mistura.
  4. Transfira o creme de iogurte sobre a base de granola assada e fria. Tomando cuidado para não transbordar, irá sobrar um chorinho. Coloque num recipiente
  5. Levar na geladeira por 2-3 horas até ficar firme, depende do quão potente e cheia a sua geladeira estiver.

Frutas e Calda

  1. Numa panela junte água e açúcar cristal. Levar ao fogo médio e cozinhar até o açúcar dissolver. Desligue o fogo e separe 50mL da calda. Deixar o restante na panela.
  2. Lavar muito bem as ameixas. Retirar o caroço central, cortar a ameixa em cubos uniformes. Não é necessário remover a casca.
  3. Acrescente a ameixa cortada na panela com calda de açúcar e acrescente o extrato de baunilha. Cozinhar ligeiramente, cerca de 5-7 minutos (se estiverem maduras). Deve ficar macia, mas manter o formato. Drenar a calda da ameixa.
  4. A ameixa cozida deve esfriada, espalhe sobre assadeira e leve ao congelador por alguns minutos checando. A calda que sobrou pode ser reduzida e ser usada em sorvete ou acompanhar a torta quando estiver pronta.
  5. Retire a polpa do maracujá (cerca de 120g), misture aos 50mL de calda separada. Levar ao fogo baixo e cozinhar até que a polpa comece a soltar das sementes. Se quiser mais doce, acrescente mais açúcar. Reserve.
  6. Descascar os kiwis e cortar em triângulos. Corte em rodelas, então, corte em 08 pequenos triângulos.

Montagem

  1. Retire a torta da fôrma. Com o recheio firme sobre a base, distribua a ameixa cozida por toda superfície do creme de iogurte. Espalhando muito bem.
  2. Faça a mesma coisa com o kiwi cortado.
  3. Antes de servir, espalhe a calda de maracujá sobre toda a torta. Como é azeda, coloque de acordo com o seu gosto.

 

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…