Sorvete de Baunilha Caseiro
  • 500ml de leite integral
  • 250ml de creme de leite fresco
  • 6 gemas de ovo
  • 150g de açúcar
  • 3 favas de baunilha
Print Friendly and PDF

Receita Sorvete de Baunilha Caseiro, se você está pensando em preparar uma sobremesa deliciosa, com certeza esta é uma ótima opção! Confira agora mesmo o modo de preparo e não deixe de experimentar…

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE SORVETE DE BAUNILHA CASEIRO

  1. Vamos começar preparando o creme Anglaise, base do nosso sorvete de baunilha. Numa panela coloque o leite e o creme de leite fresco para aquecer em fogo médio. Não precisa levantar fervura, só uma fervura bem baixinha daquelas bolhas pequenas já é o suficiente.
  2. Abra a fava de baunilha longitudinalmente e raspe o recheio dela. Adicione à panela de leite no fogo.
  3. Coloque as gemas de ovo e o açúcar para bater até formar um creme claro e fofo em que o açúcar já esteja totalmente dissolvido (pode ser na batedeira ou à mão).
  4. Junte um terço da mistura de leite quente ao creme de gemas e açúcar e misture bem (não junte tudo de uma vez, como o leite está quente pode acabar cozinhando as ao s gemas). Pegue essa mistura temperada e misture na panela com o restante do leite baunilhado quente).
  5. Volte a panela para o fogo baixo e mexa continuamente em 8 para cozinhar. A espuma com o tempo vai ceder e desaparecer e o creme ficará mais grosso. Cozinhe até que o líquido atinja a textura à la nappe, que é quando cobre o fundo de uma colher e, ao fazer um risco com o dedo, o líquido não volta a cobrir o risco. Se preferir usar um termômetro a temperatura correta é entre 78 e 82 graus.
  6. Retire a panela do fogo e passe o líquido por uma peneira fina. Coloque numa tigela limpa sobre outra tigela com gelo para resfriar rapidamente. Leve à geladeira até ficar bem gelado, para facilitar o processo da sorveteira e também para que o sabor da baunilha fique mais acentuado (pode deixar de um dia pro outro).
  7. Retire o creme da geladeira, coloque na sua sorveteira e siga o processo que a sorveteira indica no manual. Caso não tenha uma sorveteira pode colocar num pode na geladeira e tirar nas primeiras duas horas para bater e deixar ficar mais cremoso, retornando para a geladeira.

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…