receita massa básica para torta salgada
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo (pode ser integral ou metade de cada)
  • 1 colher de chá de sal
  • 80g. de manteiga (+/- 6 e 1/2 colheres de sopa)
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de água gelada
Print Friendly and PDF

 Receita Massa Básica de Torta Salgada, esta deliciosa receita é bem simples de preparar. Confira o passo a passo…

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE MASSA BÁSICA DE TORTA SALGADA

  1. Peneire a farinha com o sal e adicione a manteiga em cubos (geralmente no pacote vem marcada a quantidade equivalente em gramas). Vá amassando com um garfo até obter uma farofa. Acrescente o ovo, continue amassando para integrá-lo bem à farofa.
  2. Aos poucos, vá colocando a água para obter uma massa firme que forme uma bola (pode não ser necessário usar toda a água) e não amasse muito com as mãos para não derreter a manteiga. Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por meia hora.
  3. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo ou garrafa e forre o fundo de uma assadeira com fundo removível ou refratário de mais ou menos 20 cm. de diâmetro (não precisa untar).
  4. Cubra a massa com papel manteiga ou alumínio e distribua alguns grãos de feijão (eu usei de arroz) por cima para evitar que a base cresça. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 10 a 15 minutos.
  5. Em seguida é só rechear com seus ingredientes preferidos e retornar ao forno para terminar o cozimento. Nesta torta da foto eu usei frango desfiado, milho, creme de ricota e lascas de queijo minas padrão por cima.
  6. Se preferir, pode congelar esta massa assada por até 1 mês e, quando quiser usar, descongele na geladeira antes de rechear e retornar ao forno.

 

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…