Receita Lombo Assado com Batatas
  • 01 lombo de porco (+/- 1,5 kg)
  • 04 batatas
  • 05 cebolas médias
  • 01 colher (sopa) de alho picado
  • 50ml de azeite
  • PARA O SAL TEMPERADO
  • 1 ½ xícara (chá) de sal grosso
  • 02 laranjas raladas (só a casca)
  • 01 pimenta dedo-de-moça picada
  • 100g de manteiga temperada
Print Friendly and PDF

 Receita Lombo Assado com Batatas, esta deliciosa receita é simples de preparar e uma delícia para o almoço de Ano Novo! Confira o passo a passo…

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE LOMBO ASSADO COM BATATAS

  1. No liquidificador, coloque 1 fio de azeite, 1 cebola média cortada em cubos médios e 1 colher (sopa) de alho picado. Bata por 30 segundos até obter uma pasta.
  2. Passe essa pasta no lombo de porco e coloque em uma assadeira sobre uma camada feita com metade das cebolas cortadas em meia-lua.
  3. Coloque uma batata em uma colher de pau (que caiba esta batata) e com uma faca afiada vá fatiando esta batata até a borda da colher sem separar as fatias (fatias com +/- 0,5 cm).
  4. A colher de pau vai funcionar como um gabarito para que seja mais fácil fatiar esta batata sem chegar até o outro lado. Quando a faca encostar na colher, retire a faca e corte outra fatia.
  5. Faça isso com todas as batatas. Coloque a outra metade das cebolas cortadas em meia-lua entre as fatias de cada batata e disponha estas batatas fatiadas com cebolas na assadeira de modo que fiquem com os cortes para baixo.
  6. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno médio a 200° C por +/- 1 hora.

Preparo do Sal temperado

  1. Enquanto isso, faça o sal temperado colocando em um liquidificador 1 ½ xícara (chá) de sal grosso, 2 laranjas raladas (só a casca) e 1 pimenta dedo-de-moça picada e bata bem até obter um sal fino. Misture 2 colheres (sopa) deste sal temperado com 100 g de manteiga e reserve na geladeira.
  2. Depois de 1 hora retire a assadeira do forno e fatie o lombo sem separar as fatias. Entre as fatias de lombo coloque uma porção de manteiga temperada e entre as fatias de batatas também. Salpique um pouco de sal nas batatas e volte a assadeira ao forno, sem papel alumínio, por mais 1 hora a 200 ° C.
  3. Retire a assadeira do forno, disponha o lombo e as batatas em um prato e sirva com salada verde.

 

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…