pão sem sova

  • 400gr de Farinha (normal ou para pão)
  • 1/4 colher de chá de fermento biológico seco (1 gr)
  • 1 colher de chá de sal 5gr (se quiser pode por o total de 8gr de sal)
  • 350 ml de água
  • Farinha Normal ou de Milho para polvilhar
Print Friendly and PDF

Esta receita divina de Pão sem Sova Fácil é uma opção de acompanhamento e até mesmo para o lanche, com certeza ficará perfeito! Não perca tempo e confira o passo a passo com a Ana Maria esta delícia…

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE PÃO SEM SOVA FÁCIL

  1. Numa tigela misture a farinha, sal e o fermento. Adicione a água e mexa com uma colher de pau entre 30 segundos a 1 minuto, não mais que isso. A massa ficará bem mole e pegajosa. Cubra o recipiente com um papel plástico ou um pano e deixe fermentar de 12 a 18 horas em temperatura ambiente num lugar onde não fique exposta a temperatura e luz do sol (deixei dentro forno).
  2. Quando pronta a massa vai ficar cheia de bolhinhas o que é um bom sinal. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e polvilhe por cima um pouco de farinha. Com as mãos enfarinhadas delicadamente estique a massa ate formar mais ou menos um quadrado. Dobre a massa em forma de envelope e ponha na bancada com as dobras para cima. Cubra com papel plástico ou uma toalha e deixe levedar mais 15 minutos.
  3. Unte um pirex com óleo e polvilhe um pouco de farinha. Com as mãos molde a massa delicadamente em forma de uma bola, ponha no pirex com as dobras para cima.
  4. Cubra com uma pano por cima e deixe descansar por volta de 1hora e meia a 2 horas, ate dobrar de volume.
  5. Meia hora antes da massa estar pronta aqueça o forno a 220C e coloque a panela que você vai usar para assar o pão dentro do forno para esquentar com a tampa. Passado este tempo, retire do forno (cuidado para não se queimar). Coloque um pedaço de papel manteiga dentro da panela e polvilhe com farinha de trigo. Transfira a massa para dentro do papel na panela desta vez com as dobras para baixo. Cubra com a tampa e asse por 30 minutos. Ao fim dos 30 minutos retire a tampa e asse novamente por mais 10 ou 15 minutos até ficar dourado por cima e cozido por dentro (se necessário pode cobrir com uma folha de alumínio).
  6. Retire e coloque em cima de uma grelha para esfriar.

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…