pão doce recheado
  • #Massa
  • 550g de farinha de trigo
  • 6g de sal
  • 198g de leite condensado
  • 190g de água em temperatura ambiente
  • 1 envelope de fermento seco instantâneo (10g)
  • 1 ovo médio (58g, pesado com casca)
  • 100g de manteiga
  • 40g de manteiga derretida para pincelar duas vezes
  • 25g açúcar de açúcar de confeiteiro p/ polvilhar quando sair do forno
  • #Recheio
  • 100g de leite condensado
  • 200g de passas pretas e brancas
  • 30ml de conhaque ou rum (usei Dreher)
  • 150g de amêndoas e nozes
Print Friendly and PDF

Pão Doce Recheado é uma receita super deliciosa e simples de fazer, seu recheio são frutas secas com a combinação perfeita do pão de leite condensado, com certeza todos que provarem irão adorar! Não deixe de conferir mais esta delícia de receita que a Ana Maria traz para você…

 

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE PÃO DOCE RECHEADO

  1. Corte grosseiramente as amêndoas (3 partes) e as nozes (4 partes: no meio no comprido e no meio na largura). Reserve.
  2. Numa tigela média, adicione as passas e o conhaque; misture. Reserve.
  3. Unte com um pouco de óleo um marinex redondo grande e fundo. Reserve.
  4. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande, de borda baixa, de 40x27x1,5cm ou forre-a com um silpat.
  5. Na tigela grande da batedeira, coloque a farinha e o sal; misture. Ponha os ingredientes 3 a 7 no liquidificador. Usando a função pulsar em velocidade baixa, pulse rapidamente só até homogeneizar.
  6. Despeje sobre a farinha/sal e misture inicialmente com uma colher de pau. Quando a massa ficar pesada, amasse com as mãos até incorporar toda a farinha de trigo. Transfira a tigela para a batedeira.
  7. Usando os ganchos de massa, sove pelo total de 10 minutos, em velocidade média, até obter uma massa lisa e bem ligada: aos 5 minutos de sova, inverta a massa (desligue, retire-a e coloque a parte de baixo para cima) e bata por mais 5 minutos. Faça uma bola com a massa, transfira-a para o marinex e gire-a para ficar toda untada com óleo. Ponha o marinex dentro de um saco de lixo de 15 litros e dobre a boca do saco, cuidando para deixar ar dentro. Coloque num local sem vento (armário, por exemplo) e ponha ao lado uma caneca com 300ml de água fervendo; deixe a massa crescer até dobrar de volume (leva uns 40 minutos, mas aqui em Fortaleza o clima é quente).
  8. Enquanto espera o crescimento da massa, seque as passas com papel-toalha, misture-as com as nozes e amêndoas picadas. 
  9. Após o crescimento da massa, numa superfície polvilhada com um pouco de farinha de trigo, achate a massa com as mãos para eliminar as bolhas de ar grandes, movimentando-as sempre do centro para as bordas. Dê, com as mãos, o formato de um retângulo e abra-a com um rolo, mantendo esse formato, numa espessura de 1cm e com dimensões aproximadas de 36x43cm. Espalhe os 100g de leite condensado com um pincel, deixando livre 4cm num dos lados de 36cm (que será o final do rocambole) e 2cm nos outros três lados. Distribua as frutas e enrole-o como rocambole pelo lado mais estreito de 36cm. Aperte a emenda para uni-la com a massa do rocambole e coloque-a para baixo; aperte as pontas e dobre-as para baixo para não escapar recheio.  Transfira-o para a assadeira; pincele-o com manteiga, cubra com plástico e deixe descansar por uns 40 minutos ou até quase dobrar de volume, num local sem vento. 
  10. Após 25 minutos de crescimento do pão, acenda o forno a 190º (forno a gás).
  11. Quando terminar o crescimento do pão, leve-o pra assar por 25-30 minutos. Aos 20-25 minutos, gire a parte da frente da assadeira para trás, para corar por igual. Quando retirar, pincele com a manteiga derretida e peneire um pouco de açúcar de confeiteiro por cima (coloquei muito açúcar para ficar bonito, contudo, ficou muito doce e tive que raspá-lo após as fotos). Aguarde esfriar e sirva.

 

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!-

loading…