pão assado com azeitona e linguiça
  • 500g de farinha de trigo
  • 5g de melhorador de farinha
  • 64% de água (320 g)
  • 10g de fermento seco - 30 g se for usar o fermento fresco
  • 10g de sal
  • 30g de azeite
  • Azeitonas verde sem caroço
  • Linguiça toscada assada e cortada cubos grandes (usei uma caseira)
Print Friendly and PDF

Esta receita de Pão Assado com Azeitona e Linguiça é delicioso e perfeito para o acompanhar e até mesmo para o lanche, super simples de fazer! Confira e faça hoje mesmo essa receita que é verdadeiramente Tudo Gosto e vai fazer o maior sucesso.

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE PÃO ASSADO COM AZEITONA E LINGUIÇA

  1. Misture todos os ingredientes da massa e sove bem por cerca de 10 minutos. A água não precisa estar morna, apenas em temperatura ambiente.
  2. Misture o fermento seco à farinha, assim ele funcionará melhor.
  3. É importante sovar bem para ativar o glúten da farinha e a massa ficar bem elástica. Assim seu pão ficará fofinho.
  4. Depois de sovar, coloque a massa num recipiente e cubra com um plástico e deixe em local fechado e sem ventilação (de preferência um lugar morninho, caso esteja frio) até que dobre de tamanho (por cerca de meia hora).
  5. Depois do primeiro descanso, coloque a massa numa assadeira untada com bastante azeite. O azeite é importante no pão pois dá sabor e crocância à massa. Espalhe a massa por toda a assadeira com as mãos untadas com azeite, cubra novamente com um plástico e deixe descansando novamente até a massa crescer de novo.
  6. Depois de crescida, regue com um pouco de azeite por cima e com os dedos, faça furos na massa. É bom que os furos fiquem com azeite dentro.
  7. Vá distribuindo os pedaços de linguiça e as azeitonas pelos buracos do pão, ou vá empurrando para dentro da massa.
  8. Mais uma vez cubra e deixe descansar uns 20 minutinhos, ela vai crescer novamente. Nessa etapa preaqueça o forno a 200°C (alto). (algumas azeitonas vão querer pular pra fora, mas não tem problema, é só empurrar pra baixo de novo)
  9. Leve o pão para assar, até que esteja dourada por cima, e ao bater na massa, ela faça um som oco (sinal de que está bem assadinha). Leva cerca de 20 minutos, mas vai depender do seu forno.
  10. Sirva em seguida!

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…