Ovo de Páscoa Caseiro
  • 350 g de chocolate ao leite
  • 1 fôrma para ovo de Páscoa de 250 g
  • papel-chumbo para embrulhar
Print Friendly and PDF

 Receita Ovo de Páscoa Caseiro, esta delícia é sem dúvida uma ótima dica de presenta para a Páscoa! E o melhor de tudo que é feito por você. Confira o passo a passo agora mesmo e experimente…

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE OVO DE PÁSCOA CASEIRO

  1. Numa tábua, pique o chocolate ao leite e separe-o em 3 partes. Coloque 2 partes em um recipiente refratário e a outra porção em outro.
  2. Leve a porção maior de chocolate para derreter em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela refratária com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela com cuidado para não se queimar.
  3. Acrescente o restante do chocolate e mexa até dissolver todos os pedacinhos. Este processo chama-se “temperar” e é fundamental, pois mantém o brilho, a capacidade de contração e a resistência ao calor do chocolate. Esta etapa evita que o ovo derreta posteriormente.
  4. Segure a fôrma limpa na mão e coloque 3 colheres (sopa) de chocolate derretido em cada cavidade. Com a própria colher, puxe o chocolate do centro para as bordas, cobrindo toda a cavidade da fôrma. Sobre a tigela de chocolate derretido, vire a fôrma para baixo para que o excesso escorra.
  5. Vire a fôrma novamente para cima e passe uma espátula, ou uma faca sem serra, na superfície, retirando o excesso de chocolate das bordas.
  6. Cubra a fôrma com papel-alumínio e coloque sobre uma tábua, com a superfície plana voltada para baixo. Leve à geladeira e deixe resfriar por 5 minutos. Repita todo o procedimento mais duas vezes, totalizando três camadas.
  7. Após a terceira camada, deixe a fôrma por 10 minutos na geladeira, com a superfície plana voltada para baixo, sobre uma tábua forrada com papel-alumínio. Retire da geladeira e deixe secar por 12 horas em ambiente seco e arejado.
  8. Após a secagem do ovo, embrulhe cada metade com papel-chumbo, próprio para bombons e chocolates. Recheie o ovo com bombons de sua preferência, junte as metades e finalize com papel celofane. Amarre uma fita e guarde em ambiente seco e arejado.

 

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…