Doce de Leite Caseiro Fácil
  • 500ml. de leite integral (de preferência do tipo A de garrafinha)
  • 3/4 xícara de chá de açúcar
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha (ou metade das sementes de 1 fava)
  • 1 pitadinha de sal
Print Friendly and PDF

Doce de Leite Caseiro Fácil esta delícia é uma ótima dica de sobremesa, ainda mais se estiverem afim de provar algo diferente, ainda mais se acompanhado por um saboroso vinho nos dia mais frios, com certeza todos irão amar esta saborosa receita, e sem falar que é super simples de preparar! Acompanhe o modo de preparo e não deixe de experimentar! Confira o passo a passo agora mesmo com a Ana Maria e diferencie-se…

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE DOCE DE LEITE CASEIRO FÁCIL

  1. Comece derretendo metade do açúcar em uma panela alta e de fundo grosso, no fogo médio, até que fique com cor de caramelo claro (não deixe queimar muito pois ele vai escurecer um pouco mais durante o preparo). Aos poucos e com bastante cuidado, despeje pouco menos da metade do leite sobre o açúcar (vai borbulhar e pode espirrar, atenção!), que vai endurecer e grudar no fundo.
  2. Aumente o fogo, coloque o restante do leite e vá mexendo com uma espátula de cabo longo ou colher de pau até o caramelo se dissolver completamente no leite. Adicione o restante do açúcar, a pitada de sal e a baunilha e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 1 hora, misturando de vez em quando.
  3. À medida que o leite ficar mais cremoso, mexa com mais frequência para não empelotar ou pegar no fundo da panela. Quando ele estiver no ponto de brigadeiro de colher, tire do fogo e espere esfriar.
  4. O doce pode ficar sem brilho — para corrigir isso, é só bater bem com um fouet.
  5. Coloque o doce de leite em um vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire da água quente sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato super limpo). Tampe bem e conserve na geladeira por mais ou menos 1 semana.
  6. O doce de leite da foto estava gelado, por isso parece bem consistente — fiz na noite anterior e esperei a luz do dia seguinte para fotografar. Para colocar sobre o sorvete, esquentei por uns segundinhos no microondas e ficou como uma calda, irresistível!

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…