receita doce de chocolate e pistache
  • 300 gr de chocolate meio-amargo em pequenos cubos (de preferência 70% de cacau)
  • 2 xícaras (chá) de pistache sem casca
  • 1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 colheres (chá) de café forte sem açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar light
  • 60 gr de gemas pasteurizadas (4 gemas)
Print Friendly and PDF

Na sua ceia de natal não pode faltar aquela sobremesa deliciosa, então preparamos para você esta saborosa receita de Doce de Chocolate e Pistache, é um doce refrescante pois é geladinho e com certeza terá aprovação de todos, não perca tempo e experimente agora mais esta delícia de receita que a Ana Maria traz para você…

 

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE DOCE DE CHOCOLATE E PISTACHE

  1. Em uma assadeira distribua o pistache pela forma e leve ao forno médio, preaquecido a 180°C, por cerca de 10 minutos.
  2. Cuide para não deixar queimar, então mexa a assadeira de vez em quando. Quando o pistache começar a liberar um aroma, está no ponto, desligue e reserve.
  3. Depois dos pistaches estarem frios, pique metade do pistache. Em uma tigela acrescente os pistaches picados, junto com os cubinhos de chocolate.
  4. Enquanto isso em uma panela pequena, aqueça o creme de leite até ferver e junte o café.
  5. Em seguida despeje a mistura de creme de leite quente e café na tigela com o chocolate e o pistache. Mexa bem até derreter todo o chocolate, com isso irá formar um creme grosso, reserve.
  6. Na panela pequena misture a água com o açúcar e mexa bem, até que dissolva o açúcar. Deixe no fogo até ferver, cozinhando por cerca de 3 minutos.
  7. Em seguida, bata as gemas na batedeira até ficarem bem fofas. Logo, despeje a calda quente sobre as gemas batidas e continue batendo até a mistura ficar bem esbranquiçada e esfriar completamente.
  8. Incorpore as gemas batidas ao creme de chocolate e misture com uma espátula, com movimentos de baixo para cima, até obter um creme homogêneo.
  9. Despeje metade da mistura de chocolate em uma forma de aro removível. Salpique a forma com metade do pistache inteiro previamente reservado.
  10. Complete a forma com o restante do creme de chocolate. Finalize o doce com o restante do pistache inteiro e leve-o ao freezer por aproximadamente 6 horas, para ficar bem firme e gelado.
  11. Na hora de servir, retire o doce do freezer e reserve em temperatura ambiente por cerca de 5 minutos. Em seguida, para desinformar mais fácil, passe uma faca molhada em água quente nas laterais da forma, e coloque diretamente em um prato de servir.

 

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…