receita chouriço caseiro
  • Carne magra de porco
  • Sal
  • Pimentão (doce e picante)
  • Tripas artificiais para encher
Print Friendly and PDF

Chouriço Caseiro é uma receita muito saborosa e ótima opção para petisco ou aperitivo, com certeza todos irão adorar, ainda mais se você servir com uma seleção de aperitivos, como queijo, ovo de codorna, pepino, realmente fica uma delícia! Não deixe de experimentar mais esta delícia de receita que a Ana Maria traz para você…

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE CHOURIÇO CASEIRO

  1. Escolha a carne que irá utilizar para fazer o chouriço. Normalmente costuma-se usar todas menos as mais nobres (lombo, lombinho, as pernas se fizer presunto…) e a miudezas (pulmões, coração, cabeça…).
  2. Pique a carne o mais miúda que conseguir. Normalmente são precisos vários recipientes para a carne picada. Pese cada um em separado, para poder fazer as misturas.
  3. Deite o sal adequado para cada recipiente (entre 18 a 20 gramas de sal por quilo de carne). À medida que acrescenta o sal, vá removendo a carne para ter a certeza que toda a carne é salgada.
  4. Acrescente o pimentão. Costuma-se deitar entre 20 e 28 gramas de pimentão por quilo de carne, misturando o pimentão doce e picante a gosto. Misture bem.
  5. Uma vez terminada a mistura, pode fritar uma parte para provar e verificar se está bom de sal e de pimentão. Retifique as medidas se achar necessário.
  6. Encha lentamente as tripas artificiais, assegurando-se de que não ficam com bolhas de ar, para evitar que o chouriço se estrague ou se fure durante o processo de cura.
  7. Pendure os chouriços, sem que se toquem, numa adega, cave ou outro espaço seco e fresco durante um período que varia entre 3 e 5 meses, para que percam a gordura e se curem.

 

Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos!

loading…